terça-feira, 8 de maio de 2012

Sesc Mineiro Grussai - São João da Barra - R.J

Olá visitantes, hoje eu vou mostrar a vocês uma aventura que eu fiz na cidade de São João da Barra, no interior do Rio de Janeiro na qual a aventura foi inesquecivel. No ano em que eu fui não havia tantas informações e fotos na internet como tem hoje, mas nas poucas fotos que eu ví fiquei fascinado.

Imagine agora a minha situação: Viajar de São Paulo para o Rio de Janeiro são mais ou menos 446 Kilometros mais 330 Kilometros do Rio de Janeiro para São João da Barra (interior do estado RJ) totalizando 776 Kilometros na qual a viagem demorou mais de 5 horas divididas em dois ônibus de viagem.

Eu não recomendo a empresa de ônibus 1001, pois os funcionários são ignorantes, não sabem informar nada direito e não tem treinamento nenhum.

Eu poderia ir de avião que seria muito mais rapido, mas como era a minha primeira viagem da minha vida e como eu ia sozinho então eu acabei desistindo de ir de avião.

Algumas pessoas falam que a transferência entre o aeroporto e rodoviaria é meio complicada devido ao taxi "dublê", ou seja, são carros simples que imitam os carros credênciados e quando o passageiro entra eles roubam a pessoa e depois largam a pessoa quase pelada em qualquer lugar da cidade.

Diante disso pensei bem e decidi ir de ônibus mesmo até São João da Barra.

Sem mais palavras vamos ao que interessa rsrsrsrs.

Foi em um dia muito chuvoso e imagine só a ansiedade de um garoto né... meu coração estava a mil por hora só de imaginar que eu estava fora de São Paulo e um certo medo também de me perder, afinal eu estava fazendo a viagem sozinho.  


 A viagem estava demorando e depois de tantas paradas eu ja estava ficando preocupado e ao mesmo tempo uma mistura de nervosismo com pressa de chegar logo. Amanheceu e eu comecei a descobrir as belezas do Rio de Janeiro, passei sobre a ponte Rio-Niterói e nossa que lugar lindo gente!
















De longe, bem longe eu ví o Cristo Redentor.











Finalmente cheguei na porta do Sesc, demorou muito mas cheguei! Logo liguei para casa para avisar que tudo ocorreu bem e fui pegar a chave do quarto. Eu não tirei as fotos do quarto, mas é super super confortavel, tem banheiro individual, como há quartos para cada numero de pessoas eu acabei ficando com um quarto com cama de casal, uma beliche, um frigobar, TV com canal aberto, dois ventiladores e um ar-condicionado. O banheiro é muito bem cuidado e limpo na qual havia mais 2 toalhas bem limpas.
Eis o mapa do lugar que eu tanto falo, parece de mentira, mas o lugar é grande demais, aquele terreno enorme ao fundo da foto é o terreno do Sesc ainda! Haja pernas para conhecer tantos lugares assim.
 
O Sesc Grussaí tem inumeras réplicas de obras do mundo inteiro, uma delas é o Taj Mahal
Esse Taj Mahal é bem menor que o original, ele é de mármore branco, tanto por fora como por dentro e logicamente não há as pedras preciosas, mas é muito lindo do mesmo jeito.

Veja os slides abaixo as fotos do Taj Mahal do Sesc Mineiro de Grussai.


01taj - Free Slideshow Creator

A foto á esquerda e a foto abaixo é a uma obra criada com base na arquitetura do Ópera House de Sydney - Austrália.
Em frente tem um pequeno bar que a noite vira o ponto de encontro. Quando você chega no SESC recebe uma lista de atividades do dia e sempre há alguma coisa acontecendo neste ambiente.

Essa foto da esquerda e as fotos abaixo são as Pirâmides do Egito, o interessante é que cada réplica que o Sesc fez tem a bandeira do país de origem.

Vista das pirâmides apartir do mirante do Sesc Mineiro Grussaí.









Essa foto á esquerda é a réplica da Esfinge - Egito.
















Agora vou mostrar a vocês um pouco do acervo ferroviário, são as "maria-fumaça" na qual são cuidadas com muito carinho e dedicação dos funcionários que aparentam serem pessoas bem experiêntes no assunto, no dia que eu estava lá eu vi mais equipamentos ferroviários porém a câmera estava com pouca memória e por isso eu não tirei mais fotos.
Os passeios são feitos aos finais de semana e feriados, depende muito da programação, pois para colocar uma "maria-fumaça" para rodar não é nada fácil porque ela não liga rapido e sai andando que nem um carro não.
O sistema dela é mais lento, a lenha precisa ser colocada ao amanhecer, exemplo: Se a Maria Fumaça vai andar apartir das 12 horas, o caldeirão já tem que ser aceso entre 6 e 7 horas da manhã e o maquinista sempre tem que estar olhando o relogio de pressão, pois se faltar carvão a pressão cai e ai tem que fazer de tudo para o relógio estar apontado na medida certa. 
 Ai esta a guerreira, pronta para exibir a sua beleza natural, pronta para encantar a todos que passarem por ela.

Esse carro de passageiros é conhecido como "vagão balada" porque ele tem luzes de várias cores e iguais das baladas e nas paredes dele tem um monte de caixas de som, um monte mesmo, todos os jovens ficam surpresos com a estrutura do som.
















As próximas fotos são de parte do Acervo Ferroviário do Sesc Mineiro Grussaí.  Na qual certos tipos de carros só rodam em dias especiais.

 Carro de passageiros acompanhado de um vagão de ferro, provavelmente deve estar cheio de água.
 Carro restaurante*.
Esse carro é usado raramente, só em dias especiais.
Esse é o carro funerário, viu o caixão lá!? kkkkkk esse carro todo mundo tem medo e eu ja desafiei várias pessoas para irem olhar de noite e ninguém foi, pode até parecer mentira mas eu ja fui de noite olhar esse vagão rsrsrsrs.
 Esse é o carro biblioteca (se eu não estiver errado rsrsrs).
 Cada parada tem um nome de uma estação mineira. ;)






 Quando a Maria Fumaça vai anunciando a sua saída as pessoas ficam com o coração a mil, principalmente quando ela faz bastante barulho e solta a fumaça. A Maria Fumaça vai exibindo a sua beleza sem precisar sair do Sesc e enquanto ela vai andando as pessoas vão correndo para tirar as fotos e a criançada fica com um ar de felicidade muito grande. Em qualquer canto do Sesc é possível escutar a buzina da Maria Fumaça.  Para se ter uma idéia, só dentro do Sesc há 10 kilometros de linhas ferroviárias, você ja imaginou então o quanto o lugar é enorme!?
A Maria Fumaça para em uma estação onde há uma banda bem uniformizada tocando musicas alegres que conseguem passar um clima de hospitalidade e felicidade na qual faz muitas pessoas voltarem ao tempo e relembrar as antigas e longas viagens de trens. Os jovens se divertem com a musica e no final todo mundo acaba adorando estar vivendo aqueles momentos.

 Aqui é a parte onde os ferroviários fazem a manutenção das maquinas.


A foto abaixo foi tirada em um parque para a criançada.
 Essa é a área de manutenção da Ferrovia e ao lado direito da foto fica a estação onde parte a Maria Fumaça e onde também vende os bilhetes de embarque.
Nesta estação é que sai a Maria Fumaça, essa já é a plataforma de embarque. ;)
 
 Todo dia é dia alegria, pois sempre há festas que o próprio Sesc organiza, na verdade a estrutura inteira do Sesc Mineiro de Grussai é montada para a família inteira, é um clube que ainda é possível encontrar a sala de TV (que antigamente era um sucesso) e a sala de jogos que geralmente esta lotada de pessoas, pois o perfil das pessoas que vão se hospedar lá é o "perfil família" e eu vejo isso com bons olhos. 
Eu vejo com bons olhos porque aqui em São Paulo muitas famílias são dispersas, são pessoas que estão juntas dentro de casa porém cada uma está em seus quartos ou vendo televisão com canais diferentes ou fazendo atividades diferentes de outros familiares dentro da propria casa. 
Já no Sesc eu presenciei um comportamento diferente (que deveria ser normal para mim e para todos)é um comportamento na qual todas as atividades você vê as familias unidas e foi muito dificíl ver pessoas sozinhas circulando no Sesc, quase todo mundo estavam juntos de seus familiares.
 Todo mundo ficou olhando a mesa de doces só esperando o momento de atacar e pode ter a certeza que eu fui uma delas kkkkkk.
 Essa noite foi o dia da festa das bruxas, tinha cadeira elétrica de mentirinha e o cara do caixão que vivia assustando o pessoal, bem engraçado kkkkkkkkkkkkk. Todo mundo perguntava aonde que eu conseguia tanto enérgetico e a resposta é simples: Eu tinha levado um monte de energético dentro do meu mochilão de viagem e valeu a pena sim carregar um pouco a mais de peso ;) ah muleque! rsrsrsrsrs.
 Essa é a galera que eu conheci, novas amizades, novos amigos e amigas cariocas e mineiras.
 Nos dias que eu estava lá eu era o único de São Paulo e quando eu menos imaginei todos me chamavam de Paulista.
 Essa foto abaixo é um evento do Sesc com show de calouros na qual muitas pessoas se apresentaram super bem, eu vou postar o video de uma banda tocando. ;)
 O video acima é da banda de Minas Gerais chamada de Rannah.
 Saudades de toda a turma, pessoas nota dez ! Saudades mesmo!
 Tava uma bagunça danada nesse dia kkkkk rsrsrsrsrs
  
Trenzinho do EEE !!! (vocês ja imaginam o que é né) kkkkkkkk
Depois de uma madrugada bem agitada eu resolvi acordar mais cedo e ir tomar um belo café, queijinho mineiro no pão, suco natural, eita delicia! rsrsrrs e depois piscina porque o sesc tem duas piscinas, uma normal e outra com dois tuboágua (não sei se escrevi certo) rsrsrs mas só sei que foi bom demais. Vou postar o vídeo da minha descida pelo tuboágua. Veja o vídeo abaixo:

Agora vamos voltar as réplicas novamente kkkk, abaixo temos o Farol de Alexandria na qual o laguinho (que não aparece na foto) representa o mar.
 Relógio Solar*
 No Sesc há dezenas de chafariz iguais ou mais bonitos que esse, parece até piada, mas tem bastante lugar lindo nesse lugar.
Esta  foto abaixo é a Ágora, tem a estrura de um Anfiteatro Grego-Romano e sua Função na Grécia antiga era de algo parecido com uma praça, mas pessoas se sentavam ali para "pensar".


 Todo dia é calor, todo dia é maravilhoso, vontade de morar para sempre!
 Uma capela para orar, dependendo do dia da semana as vezes tem até missa.
 Feirinha de artesanato ;)
 Representa/Simboliza o Cristianismo.
 Flores!
 Esse era um barco de cimento suahauhsshuhsa

 A imagem acima é um fim de tarde sobre o mirante do Sesc Mineiro Grussaí.

 Chafaris ! ;)
 Flores
 Beija Flor
 Piscina! obaaaa !
Casa de chá Japonesa
 
 
 
 
 Video da casa de chá japonesa. ;)
Réplica do Pagode Chinês.
 
  
Réplica do Muro das Lamentações e a Mesquita.
 
Conhecendo a Praia dos Mineiros (Praia de Grussaí), o centro da cidade e a Praia de Atafona.
 Para chegar na praia dos mineiro não é tão complicado assim, eu fui andando bem rapido cheguei mais ou menos uns 22 minutos, mas para aquelas pessoas que não estão afim de andar muito pode optar pelo transporte de charrete, semelhante a essa da foto, lógico que em 2009 elas eram assim, mas talvez no ano de 2012 possa estar diferente, o preço é bem interessante e eles deixam o passageiro na praia e ai é possível combinar o horário para a volta ao Sesc sem problema nenhum.
 Durante a caminhada eu fui registrando algumas fotos do caminho, meu cartão de memória ja estava transbordando e eu fui obrigado a eliminar muitas fotos boas e eu recomendo que seja levado mais de 4Gigas de memória porque eu levei sõ 4 Gigas e passei um certo desconforto.
O tempo estava bem quente, nesse dia que eu fui eu não entrei na água por causa da câmera, mas no dia seguinte eu não resisti e dei uma mergulhada na praia, lá as águas são mais escuras por conta do mar se encontrar com o Rio Paraíba do Sul.                                                                                                             
 
Depois que eu voltei da praia, fui em um mercado comprar uns biscoitos, cerveja e refrigerantes e me deparei com essa jardineira, perguntei o horário de saída e quanto custava, o preço é bom. Fui no banheiro e quando voltei, em menos de 5 minutos a Jardineira já estava quase lotada.
 Conforme o motorista ia fazendo o trajeto ela contava um pouco sobre a cidade e falava também algumas curiosidades da cidade e assim eu fui olhando e tentando fotografar o maximo que eu podia e o ruim é que o cartão de memória tava enchendo novamente e eu não estava afim de gastar mais.
Há alguns comércios que oferem a gravação das fotos em CD ou DVD, porém eu nao estava com vontade de gastar dinheiro com gravação de foto em CD. Mas as pessoas que derrepente precisar de gravação de foto em CD há vários lugares próximos que fazem esse trabalho. ;)
Durante a viagem eu descobri que eu ia ver um fênomeno natural que acontece na praia de Atafona, mas algo começava a me deixar impressionado era essas imagens abaixo.
 Difícil de acreditar, na imagem acima há poucos anos atrás era uma rua mais longa e que havia casas, comércio, escola e era um bairro normal como qualquer outro e que foram engolidas pelo mar, você, meu caro leitor ou leitora, você ja imaginou isso !? Pois é! é pura realidade.
 Essa provavelmente era casa de algum morador que foi forçado a abandonar a mesma.
 Quem tem casas perto do mar tem muito muito medo, pois a areia é muito fina e em menos de um dia é capaz de cobrir a porta inteira das casas e a cada dia que se passa o mar vai engolindo as casas. Esses fotos foram de 2009, portanto é bem capaz que essas casas nem existam mais, juro para vocês meus caros leitores(as).
 Os bancos de areia vão tomando conta da cidade. É bom lembrar que esse fênomeno afeta apenas parte da cidade mas nem por isso os moradores ficam tranquilos e quem ficaria né?!?
 Quanto mais a Jardineira vai circulando, mais sinais de destruição, parece o fim do mundo, pelo menos é a sensação que eu tive e garanto que foi a sensação que o povo tem.

 Estamos quase chegando ao prédio do Julinho, logo logo vou contar um pouco da história.
 O mais assustador, pelo menos para mim foi ver as mensagens do Apocalipse nas paredes dos prédios e casas que faltam pouquissimo tempo para serem engolidas pelo mar.
 Eu acredito que hoje já nem exista mais esse lugar.
 Bom finalmente chegamos a praia de Atafona.
 E esse era o prédio do Julinho, para eu poder explicar melhor o porque ele estar assim, vou explicar mais ou menos o que aconteceu, esses dados foram passados para mim por pessoas que vivem na cidade, quando eu fui tirar essas fotos, no dia 24/07/2009.
Vejam só:
A informação é o que os destroços que vocês estão vendo nas fotos abaixo era conhecido como o antigo prédio de "Seu Julinho" na qual o empreendimento foi construido na década de 1960 pelo então leiloeiro Júlio Ferreira da Silva* conhecido como "Seu Julinho" que abandonou a profissão que tinha, vendeu alguns bens e se dedicou a contrução e melhoria do empreedimento. Naquela época o hotel estava indo super bem, estava prósperando bastante e "Seu Julinho" resolveu ampliar mais três andares onde funcionava um luxuoso hotel com 48 suítes.
Nas redondezas do prédio funcionava padaria, lanchonete, restaurante e o primeiro supermercado da região, o lugar do luxuoso hotel era o ponto de referência e de encontro das pessoas, tinha linhas de ônibus que paravam no hotel.
Na década de 70 o mar avançou a ponto de destruir três ruas de um antigo pontal e transformou em entulho mais de 300 casas. Com o perigo bem mais próximo, "Seu Julinho" não teve outra escolha e foi obrigado a abandonar o sonho de ampliar a construção. Ele ficou doente e morreu em 1981, com 69*anos.

O prédio foi interditado pela Defesa Civíl Municípal com faixas em volta e uma placa proibindo a passagem das pessoas, porém sempre havia uns curiosos que entravam no empreendimento abandonado e por conta disso a prefeitura conseguiu uma liminar na justiça e foi demolido pela prefeitura.

Mas há contradições, alguns dizem que foi prefeitura que derrubou e outros dizem que foi o Mar em fúria que destruiu de vez.

O vídeo abaixo mostra como que era o prédio antes da demolição e mostra que a natureza tomou a vez e destruiu o prédio.
O video abaixo NÃO é de minha autoria, todos os créditos do vídeo abaixo para "gustaoenerst"em 15/04/2008
 Os destroços do prédio em 2009.





 Essa era uma das casas que conncerteza ja não existe mais, há relatos de moradores que tiveram que se mudar mais de três vezes, porque as casas foram engolidas pela água.
Esse é o meu vídeo, vídeo de minha autoria mostrando um pouco mais a destruição do fênomeno.
 Bom depois de ficar uns minutos olhando a praia, fui no centro da cidade, mas nao deu para tirar muitas fotos porque eu tive uns problemas com a empresa 1001 e no fim nem sobrou tempo para tirar fotos, foi bem rapido mais consegui pegar umas imagens ;)
 Encontro do Rio Paraíba do Sul com o mar, observe a mistura das cores, o rio é cor marrom e o mar é a cor mais escura ao fundo da foto, realmente um visual muito lindo.
 Esse lugar há muito tempo atrás era a cadeia de presidiários no primeiro andar e parte de cima era a câmara dos deputados.
 Igreja* (não sei o nome dela, mas foi por falta de registrar no dia).
 Nem sei se essa casa de show funciona ainda.
 Palmeiras Imperiais, na rua da rodoviária no centro de São João da Barra.


Durante o caminho de volta ao Sesc passamos em frente a fábrica de uma bebida com alcool que vende no Brasil inteiro, a fábrica da bebida "São João da Barra".

 Antes de voltar ao Sesc Mineiro Grussaí paramos do lado de uma plantação de Goiaba* e eu conheci uma loja que vendia cada produto gostoso!
 Essas foram as partes da cidade que eu consegui conhecer, realmente 5 dias é pouquissimo tempo para conhecer tudo, são 5 dias bem aproveitados.

A empresa 1001 não merece um centavo  a mais, só vou com ela se não houver nenhuma opção, pois me venderam passagem errada e conseguiram dizer na justiça que foi eu que pedi errado a passagem no Terminal do Tiête - São Paulo, sendo que por falta de um gravador de voz eu não pude provar que na verdade foi a vendedora mal paga, mal ensinada e burra que me vendeu a passagem errada e jurou que estava certa! e olha que eu perguntei duas vezes!

Por isso gente fica um alerta, a 1001 não presta!
Isso afetou quase um dia inteiro de descanço meu, nao vou entrar em detalhes pois esse é um assunto muito chato.

Vejam que não sou apenas eu que estou reclamando, mas vejam nesse outro blog o que o povo fala das tarifas e falta de respeito que a empresa 1001 tem com as pessoas. 

http://robertomoraes.blogspot.com.br/2012/02/1001-problemas.html

A cidade de São João da Barra tem inúmeros passeios na qual eu desejo poder desfrutar um dia, se alguém puder me ajudar a realizar esse sonho eu aceito ajuda ;)

Agradeço a todos que visitaram esse blog, portanto não deixem de comentar, não deixem de acompanhar, pois você vai estimular o dono deste blog a continuar investindo em materiais ricos e cheios de lugares e histórias interessantes.

Me perdoem se houver erro nas informações ou de português.


Felix 2010 Aventuras.
















14 comentários:

Lu Menezes disse...

Parabéns pelos comentários da viagem! Antes de lê-los eu já tinha vontade de conhecer o lugar, agora então! Obrigada e parabéns! Luciana Menezes

Lu Menezes disse...

Parabéns pela matéria!
Eu já tinha vontade de conhecer o Sesc de Grussai, agora depois de ver essa matéria a vontade aumentou! Parabéns!

Lu Menezes

Lu Menezes disse...

Parabéns pela matéria!
Se eu já tinha vontade de conhecer o Sesc de Grussai, agora então deu mais vontade!
Parabéns pela matéria!

Lu Menezes

Felix. disse...

Obrigada! seja bem vinda sempre! abraço!

Luna disse...

Parabénss pelo blog!
Melhor do que gostar de um lugar e postar é conhecer pessoalmente e dividir um conhecimento próprio e real deste,pois mantém a escrita mais viva.
Belas fotos =D e ...
Continue assim hehe =D
Até mais!

Luna

Felix. disse...

Obrigada Luna! ;)

http://malasemochilasventureirasas.blogspot.com.br/ disse...

Eu estive lá em outubro/12, continua dos mesmo jeito, gostei tanto que voltarei no carnaval.

Recomendo, quem puder visite, principalmente em família, vale muito a pena.

Mônika disse...

Oi! Gostei muito do seu Blog, é uma maneira de obter mais informações do lugar... que sem dúvida é lindo... vou visitá-lo em maio de 2013, só fiquei triste em saber que a locomotiva só sai aos sábados, pois não passarei final de semana. Só obtive essa informação no seu blog, se tivesse visto antes prolongaria a estadia até domingo... mas fica pra próxima!

Felix. disse...

Ola pessoas, para quem já foi ao SESC e gostar de fotografia, divulgue as suas melhores fotos aqui no Blog também, eu abro o espaço se vocês quiserem. Me envie um e-mail para felipefelix7@gmail.com . abraços a todos e obrigada (o) pela visita ;)

Anônimo disse...

Ola bom dia! Para enriquecer o seu belo trabalho vou passar alguma informaçoes.

A igreja a qual voce nao sabe o nome chama-se Igreja São João Batista.
A fabrica de bebidas e a Joaquim Thomas de Aquino Filho.
E o clube nao funciona mais.

Anônimo disse...

Ola bom dia! Para enriquecer o seu belo trabalho vou passar alguma informaçoes.

A igreja a qual voce nao sabe o nome chama-se Igreja São João Batista.
A fabrica de bebidas e a Joaquim Thomas de Aquino Filho.
E o clube nao funciona mais.

Anônimo disse...

Olá eu vou ir para o sesc de grussai, amanha de onibus como voce, sou de belo horizonte, 12 horas de viajem rsrs eu ia de aviao, mas a viagem foi cancelada, pois era uma excursão e nao foi atingido o numero de pessoas que precisavam, enfim mesmo assim estou muito animada, esse lugar é incrivel demais rsrs, adorei a materia. Essa materia me fez ficar ainda mais anciosa para viajar amanhã do que eu ja estava :)

Xandão disse...

Parabéns pelo seu "diário de viagem". Estou indo para lá e seus relatos me ajudaram a preparar um roteiro legal.

Unknown disse...

Adorei os seus comentários!!!!!
Parabéns....